quarta-feira, fevereiro 28, 2007

QUEM ESTÁ NA SUA FESTA?

Onildo Braz

No evangelho de João 2:2 está o registro de que Jesus foi convidado com os seus discípulos para um casamento. Num dado momento diz o prosseguimento do texto que o vinho acabou, e pelo que se pode entender sem o precioso líquido a festa não teria mais sentido, em meio à confusão que por certo se estabeleceu, Ele é solicitado a fim de suprir aquela necessidade, o que após algumas considerações atende aos noivos principiando os seus milagres com a transformação da água em vinho.

O que me chama a atenção nesse texto, é que Jesus foi convidado para aquela festa. Você Já observou as pessoas quando vão fazer alguma comemoração quais são as suas preocupações? Já participei e organizei muitas festas, e em todas elas vi as preocupações que circundam os que estão envolvidos. Em geral preocupam-se com o que servir para os amigos, com a decoração do ambiente, onde realizar a festa, quais as pessoas amigas que serão convidadas, e até quem vai falar. As preocupações estão sempre voltadas para que tudo de certo e seja um sucesso. O que ninguém conta é que em meio aos festejos algo pode dar errado, e se der o que fazer? Procura-se alguém que tem a capacidade para resolver na festa, será que existe? Eis a questão!Depende de quem foi convidado para a festa.

Será que não é assim a nossa vida profissional, conjugal, ministerial, espiritual, estudantil uma grande festa? Seu início não é cheio de alegria com muitos risos, abraços e muita confraternização com amigos e familiares? Mas com o passar dos dias parece que o vinho do casamento acaba, da paixão pelo ministério, da alegria dos primeiros dias de conversão,do sonho de construir a vida com aquela profissão... Lamentavelmente alguns terminam a festa porque entre os seus convidados não está Jesus, por certo a sua juventude, o seu ego, os recursos financeiros, os influentes, estão presentes, só que tais pessoas não são capazes de transformar água em vinho, de quebrar qualquer cadeia química, produzindo o liquido necessário pra festa continuar, só Jesus de Nazaré é capaz.

Meu querido, quem esta na sua festa? Você convidou Jesus? Se ainda não o fez, faça rápido, porque na sua festa o liquido da alegria pode se acabar.

A Deus toda a glória!


Pr Onildo Braz

sábado, fevereiro 24, 2007

ACABOU O CARNAVAL E AI?
Onildo Braz

Acredito que o poema de Drumond, se enquadra perfeitamente nessa realidade bem Brasileira.


José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro, sua incoerência,
seu ódio, e agora?
Com a chave na mão quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse....Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuroqual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua para se encostar,
sem cavalo pretoque fuja do galope,
você marcha, José!José, para onde? Onde?
Pros braços de Deus, lugar onde o fim vira começo.

A Deus todo a Glória!

Pr. Onildo Braz

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME
Onildo Braz

Você já percebeu que quando as coisas começam a dar certo pra você, no ministério, na vida profissional, na família, nos estudos, nos negócios, na vida afetiva, quase sempre se levantam aqueles que não se alegram com o seu sucesso e mais se colocam como críticos ferrenhos pra que você fracasse? Tenho um amigo pastor que diz que o fracassado para justificar o seu fracasso precisa promover o fracasso de outrem.

Vamos usar como exemplo a vida de Isaque Gn 26. Ele ia de vento em popa, Deus renovou com ele a promessa feita para Abraão seu pai, desta forma o resultado se tornou visível: sua colheita foi abundante, seus rebanhos multiplicaram-se de forma significativa, por isso os Filisteus o invejaram. Como todo fracassado tomaram uma atitude covarde, perceberam que se tapassem os poços que abasteciam de água a sua produção ele não prosperaria tanto. Na verdade o invejoso quer ser você, e como não pode, começa a criar dificuldades para que você fracasse e ele possa se colocar em seu lugar. O que eles não contavam e também os invejosos não contam, é que os prósperos trabalham muito, são bastante criativos, são vocacionados por Deus para tal feito, desafiam o medo, são empreendedores, não dão descanso aos olhos, são perseverantes em tudo que fazem e encaram covardias como desafios para continuarem crescendo. Isaque não parou de cavar poços mesmo que os tais Filisteus os tapassem, até que num dado momento cavou mais um poço e eles não puderam tapar. Porque? Por que todo invejoso desiste fácil, é covarde, medroso e preguiçoso, traça planos e nunca os executa, por certo verá sempre o sucesso do alheio sem nunca experimentar o seu. Os esforços dos Filisteus foram frustrados e Isaque continuou debaixo da benção de Deus. Por que o que do homem o bicho não come!

Trabalhe para conquistar o que é seu sem se importar com o que é dos outros, você tem muitos talentos, foi Deus quem te deu. Que tal você negocia-los e colher os frutos desse feito?



Que o Senhor Deus nos ajude!


Pr. Onildo Braz
O DEUS QUE INTERVEM
Onildo Braz

Nos primeiros minutos do ano de 2007 fui abençoado com uma poderosa mensagem baseada na I Jo 5:14
“Esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”

Voei ao passado e me vi de certa forma enquadrado nessa palavra. Ainda que alguns teóricos neguem a intervenção milagrosa de Deus nos dias em que vivemos, alegando que tais milagres só foram para os dias de Jesus e seus apóstolos com a finalidade única de estabelecer a Igreja, continuamos acreditando num Jesus que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, como diz o escritor de Hebreus.

Boa parte da minha existência, isto é desde os seis anos de idade, gozei da companhia não muito agradável de muitas crises de “epilepsia”. Elas eram constantes, a tal ponto de me obrigar a usar o medicamento “gardenal de 100mg” durante aproximadamente 30 anos. O interessante é que não poucas vezes ouvi de pessoas (algumas crentes) você está endemoninhado! Quando não, aconselhavam-me para que parasse o medicamento porque Deus estava me curando. Não poucas vezes fiz isso, e o que acontecia? As crises voltavam e em maior intensidade. Vale a pena ressaltar que durante todo esse tempo, todos em minha casa já estavam envolvidos com o evangelho. Meu pai pastor, minha mãe líder de mulheres, mais tarde eu mesmo, líder de juventude durante quase dez anos. Porque Deus não me curava? Pecado? Maldição hereditária? Eu precisava declarar a minha cura? Faltava-me fé? Eu devia amarrar o mal? Na verdade, no afã de vermos a intervenção de Deus nos dilemas de nossa vida, transformamos o cristianismo bíblico, num cristianismo paganizado, onde as respostas devem sempre acontecer mediante uma intervenção mística, e mais, que eu possa participar na construção dessa resposta.

Querido leitor, não é assim! Quem determina quando o milagre deve acontecer é Deus, a vontade soberana é dele. Eu posso e devo orar, exercitando a minha fé como disse Calvino: “A oração é o principal exercício da fé mediante a qual recebemos os benefícios de Deus”. Mas é ele quem opera.

Aprouve a Deus no seu tempo, atender a oração de centenas de irmãos que queriam ver-me curado. A enfermidade foi completamente dizimada, a ponto de não precisar a mais de dezesseis anos do “gardenal de 100mg”.

Você está enfermo? Não se desespere! Jesus pode te curar! Tenha confiança nele, não amarre, não determine, porque Ele é soberano, e no momento que ele quiser e para a sua glória o milagre vai acontecer. Nunca esqueça, os médicos também são do Senhor Jesus e Ele pode usa-los para promover a cura na vida de pessoas. Vamos fazer as ultimas considerações que julgamos ser extremamente importantes pra você: não pare o seu medicamento! Ainda que alguns digam que o remédio é do diabo, não faça isso!
Tenha sempre em mente, você não é um coitadinho por que usa medicamentos, você é capaz de produzir e abençoar a sociedade, a igreja e a família. Portanto, vá em frente e deixe Deus trabalhar na sua vida de acordo com a sua vontade.

Deus te Abençõe!


Pr Onildo Braz