sexta-feira, maio 08, 2009


NA CONTRA MÃO DO EGOÍSMO


Pr.Onildo Braz





Em tom de brincadeira um amigo cunhou a seguinte frase: “No meu camelo eu permito que as pessoas andem, mas tomar água no meu cantil é muito difícil.”


Esse é o espírito desse mundo, totalmente centrado em si mesmo, ou seja, incapaz de sacrificar um pouco de sua “água”, para minimizar os sofrimentos do deserto da existência.
Analisando a frase com mais atenção, percebe-se que o problema é a sobrevivência, nesse caso, a água do cantil é uma questão de vida ou morte.


Entendo que até certo ponto esta é uma atitude lógica e inteligente. Mas que tal voltarmos os olhos para a palavra de Deus? Como Jesus veria essa questão?


“Certo homem foi assaltado e espancado quase que mortalmente, sendo abandonado à margem de uma estrada.Eis que naquela região ia passando um sacerdote, olhou de largo e nem se incomodou com o ente ferido, em seguida veio o levita e agiu da mesma forma, por último veio um samaritano, e ao observar o corpo do homem estendido no chão, se compadeceu dele, cuidou de suas feridas, colocou-o em uma estalagem, pagou sua despesa, e deixou a seguinte recomendação: Se por acaso precisarem gastar mais com esse moribundo, assim o façam, em meu retorno pagarei a despesa.”


Pergunta-se: Será que o samaritano não tinha mais o que fazer para se ocupar com um corpo inerte? Será que possuía tanto dinheiro ao ponto de esbanjar com as feridas e dores de um desconhecido? E os religiosos, eram tão ocupados que não podiam se quer parar e prestar socorro a ferido injustamente?


Amado leitor, por certo, os religiosos da época só discursavam, e não viviam na pratica esses discursos, enquanto o samaritano, que não era ouvido naquela sociedade, praticou o bem, rumando na contramão do egoísmo. Essa atitude é fruto de um coração misericordioso, o qual, segundo Jesus é bem aventurado, e vai alcançar misericórdia.


Paulo declarou aos Gálatas, que “tudo que o homem semear isso também ceifará”. O pastor Renato Vargens escreveu em um de seus livros:“Ninguém planta batata para colher cenoura”.

Se você deseja ser alcançado pela misericórdia, plante generosidade, ande na contramão do espírito reinante nesse mundo, e tenha certeza que o Senhor do reino lhe recompensará.



Graça e paz!

Um comentário:

Dougllas Knnor disse...

Isso vem do nosso corpo pecador so queremos saber de nos mesmos e o resto não importa .E como o pastor renato diz
" farinha pouca , meu pirão primeiro "
e na palavra diz que devemos amar o nosso proximo como á ti nesmo! mais dificilmente fazemos o que diz a palavra de Deus
abraço e fica na paz pastor!!!!