segunda-feira, maio 04, 2009


UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.




Pr. Onildo Braz



“ Devemos ver as circunstâncias como uma grande oportunidade para muitos milagres.”







É do conhecimento de todos os Brasileiros que o jogador de futebol Ronaldo, passou por três cirurgias no joelho. Sua luta para voltar a jogar transformou-se num exemplo de superação, ao ponto de participar de uma campanha publicitária: Sou Brahmeiro e não desisto nunca!



O fenômeno conseguiu transformar um quadro difícil, e porque não dizer quase impossível, em oportunidade para dar luz a um grande milagre.


Acredito firmemente que esse deveria ser o dever de todos os cristãos, transformar dilemas e adversidades em oportunidades para "superar" como Ronaldo.


Mas o que é superação, você me perguntaria? Superação é a capacidade de ir além do que os outros acreditam que somos capazes; é fazer acontecer com as ferramentas que temos em mãos.


Leia essa história:



Helen Keller (1880-1968), foi uma mulher extraordinária, nasceu em Tuscumbia, Alabama, EUA, mas devido uma febre alta aos 18 meses de idade ela ficou cega, surda e muda .A trajetória de sua vida nos chama a atenção para a apreciação de nossos sentidos, algo que normalmente não percebemos no dia a dia. Apenas de posse do sentido do tato e uma perseverança inigualável, sob a orientação de Anne Sullivan Macy ,uma professora de apenas 20 anos, Keller aos 6 anos pôde aprender a ler e escrever pelo método Braille, chegando mesmo a falar, por imitação das vibrações da garganta de sua mentora, as quais captava com as pontas dos dedos. O esforço de sua mente em procurar se comunicar com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação. Ela foi uma educadora, escritora e advogada de cegos. Tinha muita ambição e grande poder de realização.

Ao lado de Ann Sullivan, percorreu mais de 35 paises ao redor do mundo promovendo campanhas para melhorar a situação dos deficientes visuais e auditivos. Sta Helen é considerada uma das grandes heroínas do mundo , não somente por ter alterado a nossa percepção sobre as deficiências, mas por ter realizado mesmo cega , surda e muda , mais do que muitos de nós realizará em toda a sua vida mesmo providos de todos os seus sentidos. Helen Keller faleceu aos 87 anos e em um de seus escritos, ela declarou:



"Várias vezes pensei que seria uma benção se todo ser humano, de repente, ficasse cego e surdo por alguns dias no principio da vida adulta. As trevas o fariam apreciar mais a visão e o silêncio lhe ensinaria as alegrias do som."


Talvez eu esteja conversando com alguém que está com vontade de desistir da vida, da caminhada cristã, da família, dos estudos... pelas inúmeras dificuldades que está enfrentando. Não faça isso! Continue lutando! Você é capaz de superar esse "mau momento" com os recursos que Deus colocou em suas mãos.



Viva essa palavra Bíblica: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece."




Graça e paz!

3 comentários:

Dougllas Knnor disse...

Concordo com suas palavras, às vezes ate um não cristão nos mostra exemplos de perseverança, e ele não tem a "arma" fundamental para superar e vencer que nos temos do nosso lado que e Jesus Cristo. Imagine nos que somos o povo Escolhido aonde iríamos com essa perseverança do Ronaldo e da Helen Keller ..SEREMOS IMBATÍVES É "MAIS DO QUE TUDO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS,EM NOME DE JESUS !!!!

Família Raposo disse...

Uma vez um amigo deficiente visual me pediu para leva-lo ate o instituto Benjamim Constant na Urca-Rj, eu lhe disse: Cipriano eu não tenho pratica de dirigir no Rio, então ele falou: eu te explico, então seguimos rumo ao destino, pegamos a ponte e quando estavamos chegando ao Rio ele disse: pegue a perimetral, agora Pres. Vargas, agora Av: Passos, tudo no tempo certo, não erramos nada no trajeto e chegamos la pois ele queria exercer sua cidadania, votar, daí fui a sua casa e tive vontade de ir ao banheiro e logo pensei " será que é limpo ", pois ele e a sua esposa eram deficientes visuais por total, vou lhes contar a casa deles é mais limpa do muita gente que se diz normal, esse amigo ja não está mais entre nós mas me serviu de exemplo, o adverso do avesso, nosso
limite somos nós mesmos.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Unknown disse...

esse lance de superação, vemos muitas vezes com pessoas que estão longe de nos, como Ronaldo, mais devemos olhar mais para os lados por que concerteza temos um exemplo de superação ao nosso lado!!!
NÃO SE ACOMODE POR QUE QUEM INICIA SEU MILAGRE É VOCÊ!!!