quinta-feira, maio 22, 2008


ENTENDIMENTO E COMUNHÃO


“Andarão dois juntos, se não estiverem de comum acordo?” Amós


Só se é possível andar juntos, quando existe comunhão. A comunhão produz entendimento. São eles os responsáveis pela paz no lar, formação de filhos seguros emocionalmente, sono tranqüilo, concretização de sonhos, destruição das indiferenças, etc.

Uma das causas dos desacordos entre os casais é o ciúme. Ele nunca foi prova de amor, a bíblia diz que o verdadeiro amor não arde em ciúmes.

Quando a desconfiança entra no relacionamento, acaba com a harmonia, porque ele não permite que o outro celebre a vida, exercite sua pessoalidade, o conjuge vira refém, e isto é seqüestro.

"O ciumento obsessivo fantasia histórias com começo, meio e fim, tirando suas próprias conclusões e sempre acha que está certíssimo". "Em geral, o ciúme masculino é de caráter sexual, enquanto o feminino tem características afetivas", constata o psiquiatra Eduardo Ferreira dos Santos.

Gostaria de destacar ainda, que dinheiro não é a principal causa da família, ainda que ele seja necessário. Contudo, ele não consegue comprar o entendimento e a comunhão, porque esses sentimentos precisam ser plantados e cuidados dia após dia na convivência a dois. Muitas crises dentro dos lares são motivadas pela inabilidade de cultivar coisas tão simples como essas, e que sem dúvida servem de base para felicidade. Quem rega a vida conjugal com as águas da comunhão, certamente manterá viva a aliança, porque o perdão será uma constante. Observe essa ilustração:

“Uma professora de escola dominical estava explicando o perdão para a sua classe de crianças. Ela disse que se um coleguinha os tratasse mal, teriam que ser bons para ele, e que, se o ofensor pedisse desculpas, isto não deveria ser usado contra ele. Os membros da classe se olharam com expressão de preocupação até que finalmente uma das garotas deixou escapar: Mas professora, isso é difícil!."

Ela estava certa. É difícil para todos nós. Porém, relacionamentos rompidos não podem ser reparados a menos que estejamos prontos para fazer o que é difícil. Devemos estar desejosos de reconhecer nossas ofensas e de perdoar uns aos outros, como Deus nos perdoou. “Aquele que não consegue perdoar aos outros quebra a ponte pela qual ele mesmo tem que passar.” - George Herbert.

Amados, entendimento e comunhão só andam juntos se regados pelo perdão.


Deus abençõe a Família!


continuação do artigo "E A FAMÍLIA, COMO VAI?

Nenhum comentário: