“Doravante, não será o amor que sustentará o casamento, mas o casamento que sustentará o amor.”
Dietrich Bonhoeffer
Não se pode negar que a família é um projeto de Deus. Entretanto, esse projeto, vem passando por muitas transformações, não por causa do seu Criador, mas por causa da natureza caída dos seus componentes.
Nos últimos cem anos a nossa sociedade abraçou novos valores, modernizou-se com o advento da industrialização, abraçou as doutrinas humanistas e materialistas, e encarnou um tipo de liberdade que passou fazer oposição a moral cristã. Como em um passo de mágica, os desajustes internos começaram a acontecer, o que gerou um novo jeito de ser família e, quem não estava preparado, acabou sofrendo perdas irreparáveis. Não se pode negar que entre os maiores prejudicados dessa história estão as mulheres e as crianças que ficaram sem companheirismo, amor, solidariedade, proteção, entre outros elementos essenciais para se desenvolver uma saúde emocional equilibrada. É sem duvida alguma a crença na importância que tem essa célula para ajudar a acabar com esse estado de loucura que vive a nossa sociedade que junto com minha esposa, temos pagado o preço da oração em favor dessa gente.
“Certo dia chegou em nossa residência um jovem desesperado afirmando que sua esposa estava de malas prontas para deixar o lar. O diálogo, segundo ele já havia cessado, a frieza tomou conta do relacionamento e por fim ela declarou: não adianta, eu vou embora para casa de minha mãe! Tal moço já havia no passado vivido uma desilusão amorosa, e agora quando tudo parecia resolvido, surgiu o inesperado.
Como Pastor o aconselhei pela palavra de Deus, levando-o a crer que a fé no Senhor Jesus, poderia restaurar seu casamento, e ele creu. Convoquei minha esposa e durante alguns dias oramos com ele. Ao final dessas orações, a sua esposa já havia desfeito as malas, retornou ao seu leito, e voltou a cuidar dele e de sua casa. Hoje o casal “tem dois filhos como sinal da benção dessa união.”
1º. Parceria e amizade
“Apegar-se-á a sua mulher e ambos serão uma só carne.” Gênesis
A Bíblia ensina que esse apego está para além do contato sexual, é uma parceria que envolve mente e coração, intelecto e afeto. Trata-se da solda de um elemento ao outro formando um único corpo, o que desconstrói a cultura individualista, fria e descompromissada, tão presente nesse mundo pós-moderno.
Você me perguntaria: porque está para além do contato físico?
Porque é possível que pessoas se unam nas relações sem nenhum compromisso com a família, simplesmente pelo prazer momentâneo.
Recentemente recebi um e-mail que descrevia a história de um jovem casal na China, o qual, após dez meses de casados se divorciou. O motivo? Saudades dos amantes. Especialistas declaram que essa geração de chineses está se tornando incapaz de desenvolver laços afetivos, conseqüentemente não desenvolvem famílias de parceiros e de amigos verdadeiros.
Um pensador anônimo declarou que “um verdadeiro amigo é alguém que te conhece tal como és, compreende onde tens estado, conhece-te em teus lucros e teus fracassos, celebra tuas alegrias, compartilha tua dor e jamais te julga por teus erros.”
Podemos acreditar que esse quadro só é capaz de ser vivenciado pelos casais, onde essa amizade é costurada pelo carinho, a qual redundará na concepção de outras vidas, que por certo, formarão famílias saudáveis.
continua.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário