segunda-feira, agosto 13, 2007


SANTIDADE, O PADRÃO DO CÉU.

“Mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.”
Apóstolo Pedro


O que é santificação?
Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.

O que é Santidade? Pode ser entendida como um ideal de Deus para o crente/ com o padrão do céu/ vida conforme Jesus/vida diferenciada do modelo deste mundo, desse sistema Aion, cheio de valores invertidos /vida consagrada para Deus/uma nova forma de viver...

O que diz o apóstolo Pedro: Mas como é santo aquele que vos chamou sede vós (também) santos em toda a vossa maneira de viver.

1- Podemos entender no conselho do apóstolo que esse ser santo, envolve mudança de mente e coração/ intelecto e emoções. Precisamos nos conscientizar de que somos agora novas criaturas, geradas segundo Deus como declara Paulo em 2 Co 5:17 - “Quem está em Cristo é Nova Criatura.” Que somos cidadãos do céu, de outra pátria, peregrinamos nesse mundo, não mais pertencemos a ele. Portanto, devemos andar como a vida do representante legítimo do céu, “Cristo”. Ele não é , como o Deus crido nas religiões que se conforma com os erros desse sistema, ele é Santo, completamente diferente dele, nosso ideal deve ser como ele.

2- SANTIDADE é uma questão de escolha. O apóstolo, volto a reinterar, aconselha aos crentes do primeiro século, a serem santos, abrindo a possibilidade de terem nascido de novo e não viverem como tal. “Embora “Russel Shedd” advogue que toda conversão genuína cria no coração do neófito um deseja inevitável que o conduz a santidade, é bem possível que sejamos traídos pela nossa inclinação ao erro, veja o que diz Paulo:” ...O bem que quero fazer esse não faço, mas o mal que não quero esse toda hora faço...”

3- Quanto a essa escolha, surge uma questão significativa e porque não dizer relevante, ela pode ser adulta ou infantil. Em geral o crente menino conceitua santidade erradamente, acredita ser ela uma vida legalista, cheia de pesos e carregadas de fardos que já foram levados por Cristo na cruz, uma vida beata, religiosa a extremo, cheia de pode não pode, com julgamentos extremados em tudo, ou acreditando ainda que ser santo é cantar no coral, participar do ciclo de oração, pregar no altar, participar de vigílias, ir a monte, podendo entender até mesmo, que ela está ligada a uma vida cheia de encantamento, emoções descontroladas, retété ou repléplé de Jeová, ativismo, satisfação ilusória ou qualquer outra coisa, conceituando dessa forma, sua escolha estará longe da verdadeira santidade, não produzindo frutos para o reino de Deus.
Já o crente maduro, escolhe “viver a vida de Cristo”, com diz Stott, “separado dos pecadores, mas recebendo o título honroso de amigos dos pecadores”, é relevante, contextualizado, sempre capaz de responder ao seu tempo acerca da sua fé, se empenha em conhecer o coração de Deus para viver a vida de Deus, como Paulo: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim... Entende que a santidade está para além do que é aparente, do nosso ponto de vista ou o de qualquer sistema religioso, a encara como uma missão constante, um culto permanente, por isso não faz concessão, não negocia o que não pode ser negociado, sabe que Deus está sempre presente em toda a sua esfera de vida: No seu namoro, no seu casamento, na internet, nos filmes que assiste, na literatura que lê, nas suas conversas com os amigos na faculdade, na escola, no trabalho, nos seus pensamentos, nos sentimentos do seu coração, na vida em família, no lazer ...

4- Se santidade é uma questão de escolha, você me perguntaria: qual o caminho?

Temos a plena consciência de que todo cristão trava uma grande luta, contra o pecado, o mundo, e contra o diabo, mas também sabemos que podemos contar com a ajuda de Deus para vencê-los, e ele quem dá os caminhos. Vejamos:

O primeiro caminho : leitura constante de sua palavra. Só pela Bíblia podemos conhecer a vontade de Deus para a nossa vida.

“...Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho..” Ainda declara o salmista,“se nós a guardarmos no nosso coração, não pecaremos contra o Senhor.”

O segundo caminho
:oração sem cessar. Estar com ele em todos os momentos de nossa existência, com o objetivo firme de conhecermos as insondáveis riquezas da sua glória. Ef 3:8.

Segundo o exposto nesse breve estudo, nós podemos alcançar o padrão do céu por da graça sustentadora do Senhor Jesus.


Deus nos abençoe!


Pr Onildo Braz



Nenhum comentário: