sexta-feira, agosto 17, 2007



A CASA DE DEUS

Texto – 2 Cr 7:16

“Porque agora, escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.”




O livro de Crônicas foi escrito com a finalidade de levar o povo de Israel novamente a adorar o verdadeiro Deus. Ao lembrar do passado, os Israelitas veriam que apenas pela obediência a Deus poderiam prosperar. Sua perspectiva é sacerdotal e realça a importância do Templo para o avivamento da fé.
O Templo, era o símbolo da presença de Deus e o lugar escolhido para oração e adoração. Construído por Salomão de acordo com a orientação de Deus a Davi, ele representava o centro espiritual da nação. O escritor de Hebreus nos ensina (Hb 8:5) que ele apontava para figuras e sombras de coisas celestiais, ou seja a morada eterna de Deus, cada detalhe apontava ainda para a obra redentora de Cristo Jesus. Lendo a Bíblia, podemos entender que ele tem um duplo significado: um para os dias da história antiga de Israel e outro para a história da igreja em todos os tempos.
Nossa intenção nesse breve relato é refletir, traçando um paralelo entre as duas realidades, enquanto lugar separado e santificado para um relacionamento entre o homem e Deus,contextualizando seus ensinos.

O texto afirma: “escolhi e santifiquei”...

É propriedade de Deus, e sendo de Deus tem espaço para:

1- ORAÇÃO 2 Cr 7:1 – “E acabado Salomão de orar” / 7:12 – “Ouvi a tua oração...” / 7:14 - “E se o povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e buscar a minha face, eu ouvirei do céu a sua oração perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra.”
Estes textos nos ensinam que Salomão entendeu perfeitamente, que no Templo que acabara de construir, haveria espaço para comunhão com o pai, para falar e ser ouvido, para pedir de acordo com as suas necessidades tanto materiais, quanto espirituais, para desenvolver a fé, para se relacionar permanentemente com o Senhor, para agradecer os seus benefícios, para manifestar dependência do Pai. A bíblia nos mostra dois exemplos muito significativos, Ana e Isaias, ambos vão ao templo, movidos por perdas: Ela - a capacidade de ser mãe, sua dignidade como mulher naqueles dias. Ele - sua segurança no reino com a morte de seu primo o rei Uzias. É notório que se dirigem ao templo com motivações diferentes, mas com o mesmo entendimento, que lá seria o lugar para derramar lágrimas, confessar pecados e adorar ao Senhor. Diante desses exemplos podemos afirmar, que o novo templo da “Igreja Cristã da Aliança no Rio do Ouro” está sendo inaugurado com tal finalidade. Congregar os eleitos de Deus, os servos do Senhor para orar, para desenvolver uma comunhão sadia com o Pai, buscar santidade, ser uma porta aberta para o sofredor etc. Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome ai eu estarei presente, disse Jesus. Deus está e estará presente nesse lugar, para transformar lágrimas de muitas pessoas em vinho...

2- MANIFESTAÇÃO DO SEU PODER E DE SUA GLÓRIA SEM MEDIDA – 2Cr 7:1 – “Desceu fogo do céu...” onde ? No Templo! Fogo nesse caso, é símbolo do poder e da presença de Deus.(Ex. 3:2-5; I Rs 18:24,38-39). Aponta para o exercício pleno de um de seus atributos,“Onipotência”, ou seja, a capacidade de realizar o que deseja, inclusive criar do nada todas as coisas. Rm 4:17 / Gn 1. Gostaria muito que muitos de nossos irmãos entendessem, que não se trata de retété ou repléplé de Jeová, ou qualquer outro modismo de natureza mística, que não é barulho de pentecostes, ainda que na casa de Deus tenha espaço para manifestação dos seus dons, mas controle de Deus sobre todas as coisas e em todo e qualquer lugar, inclusive no Templo. Em (Ap 1:12-20), o apóstolo João relata que Ele está no meio da igreja e tem os ministros na sua mão, e com o seu poder os sustenta. Acredito ser oportuno registrar uma declaração do Pr. Renato Vargens, quando dialogávamos sobre determinadas questões da igreja, “não se preocupe com a Igreja Pr Onildo, ela está nas mãos de Deus.” Fui dormir pensando sobre esta declaração, e concluí: de fato está. Ele é o dono.

3- ADORAÇÃO – só adora quem reconhece a Soberania de Deus. 2Cr 7:3 – “Encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.” Essa ação do povo nos ensina que há espaço na casa do Pai, para quebrantamento de coração, humilhar-se diante de sua potente mão,encurvar-se diante dele abatendo toda a nossa altivez, reconhecer nossas limitações sem ser excluído, voltar nosso “ser” a sua grandeza glorificando ao seu nome,reconhecer que dele vem sustento, segurança e descanso. Poderíamos usar a celebre frase de “Agostinho”: Tu nos fizeste para ti mesmo, e nosso coração não tem descanso enquanto não descansar em ti.

4-PARA FESTA/ PARA ALEGRIA- 2 Cr 7:8 “Celebrou “a festa” Salomão, de sete Dias...”;
2 Cr 7:9,10.“O Rei deixou o povo ir para as suas tendas alegres e de bom ânimo...”

Essa alegria, conquistada no templo, permanecerá na história de nossa vida em todos os momentos: Na terra, enquanto nos envolvemos com as coisas do dono do Templo, buscando o seu reino e a sua justiça; e na eternidade, enquanto permanecemos firmes ao seu chamado .O maravilhoso nesta constatação, é que esta alegria não é circunstancial, ou porque tudo me vai bem, mas porque o seu verdadeiro dono está comigo, garantindo a sua manutenção. Acredito ser interessante pontuar a declaração de Habacuque: “...Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

5-PARA REVERENCIAR A DEUS E CULTUAR AO SEU NOME
– 2Cr 7:6. “E os sacerdotes estavam de pé, e os músicos levitas com instrumentos – para cultuarem e reverenciarem o nome Senhor.” Não é difícil perceber a atual confusão que existe na ordem do culto de uma sociedade de tradição “ocidental cristã”. As inversões de valores e da centralidade de culto são claras e vem tomando proporções cada vez maiores na prática cristã de adoração, e consequentemente, no relacionamento entre criatura e criador. Na prática, cristãos confundem suas posições de adoradores e passam a assumir o lugar devido a Deus.É o humanismo entrando pela porta da frente da Igreja. Observe que eles estavam preparados não para um Show, embalo, balada, ou ajuntamento de multidão para mais um acontecimento, mas para cultuarem a Deus, Ele seria o centro desse culto e não a nação de Israel. O culto é e deve ser Cristocêntrico e não Antropocêntrico, massageando ego de pessoas para lotar nossos templos, com mensagens que não as confrontam no seu estado de pecado, nem ensinam que se continuarem assim irão para o inferno.Querido irmão, este espaço é para pregar a verdade, e cultuar ao Senhor, que é Santo, Santo, Santo... O pecado não pode ter espaço nele, deve ser denunciado, pois quem habita nele, volto a afirmar, é santo. A Ele seja dada toda a glória, honra e louvor!

6- ESPAÇO PARA TRADIÇÃO - 2 Cr 7:17 – “Se andares diante de mim como andou Davi seu pai..” Não é espaço para ações como legalismo exacerbado, formalismo ou tradicionalismo que escraviza, engessa, oprime e mata, mas para a conservação de valores tais como: família, comunhão, respeito, perdão, amor, solidariedade, fraternidade.... que são extremamente importantes na construção da história de uma igreja local, e na manutenção dessa história. Isso não quer dizer que devemos repudiar o novo, pelo contrário, o novo deve ter total espaço. É sobre ele que vamos construir e sonhar o futuro, mas, devemos filtrar esse novo. Veja o que diz a bíblia: “Examinai tudo e retendes o que é bom..”


7-ATENÇÃO E CUIDADO DE DEUS
- 2 Cr 7:16 – “...Nela estarão fixos os seus olhos e o meu coração todos os dias...”
Ao contrário do que muita gente pensa, a igreja de Deus não está abandonada como um barco sem leme, mesmo com essas loucuras teológicas que estamos vendo e vivenciando em nossos dias. Voltamos a repetir Ap.1:16 – 20

“Ele tinha na sua destra sete estrelas...” Ela é de fato alvo do cuidado de Deus, ele está no meio dela, sustentando, dirigindo, e apontando o melhor caminho para que esta igreja chegue segura na eternidade para as “bodas do cordeiro”.


Que Deus nos abençoe!



Pr. Onildo Braz



Obs- mensagem proferida na inauguração do novo templo da Igreja Cristã da Aliança no Rio do Ouro – 16/08/2007.


Nenhum comentário: