quinta-feira, agosto 02, 2007


ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE FELIZ MATRIMÔNIO DO CASAL ONILIO E LUCIA

Texto: Gn 2:24

“...E serão ambos uma só carne...”

Em um tempo em que o “Amor” se tornou símbolo de paixão passageira, onde o namoro perdeu o encanto e o noivado a beleza e o romantismo de antes, tempo em que a vida a dois e a felicidade conjugal tem se transformado em uma grande “Utopia”, onde na visão de alguns, até mesmo os que se dizem crentes, chegam a afirmar que a indissolubilidade dos laços matrimoniais é coisa de gerações passadas, afirmando ter base para quebra desse tão nobre contrato, onde essa era chamada de pós moderna tem se vestido de uma visão pessimista acerca da instituição chamada família, separando-se cada vez mais, alarmando o mundo com dados estatísticos nunca visto,chegando a uma média de “183” dias casados ;Comemorar “50 anos de feliz matrimônio” é uma grande benção, e porque não dizer, um grande milagre de Deus. Esse é o motivo pelo qual estamos aqui, para glorificar e exaltar o nome de Jesus. Posso afirmar que nessa data se cumpre na vida de vocês, as palavras do salmista, no Sl 128... Felizes os que temem aos Senhor e andam nos seus caminhos... verão os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.

Recentemente li em um periódico evangélico, algumas declarações de pessoas que tiveram o doce privilegio de passarem por essa data tão bonita que hora vocês comemoram, entre eles, o lendário arquiteto “Oscar Niemayer e os amados, Reverendo Antonio Elias e sua esposa, Irmã Maria José” os quais declararam existir alguns segredos para manter essa convivência de muitos anos. Entre eles estão: companheirismo, amor, paciência, sabedoria, romantismo, respeito... Acredito sem pestanejar que se fizéssemos as mesmas perguntas aos dois agora, tais palavras entre outras fariam parte de suas respostas sem dúvida.

Nosso texto base fala da – Unidade/Unicidade/Dois uma só carne – está pra além da intimidade de corpos. Na perspectiva cristã o casamento, é a união de duas pessoas de sexos diferentes para viverem agradavelmente em companhia uma da outra até que a morte os separe (Divórcio é um acidente). Entendemos pela palavra de Deus, que esta instituição divina, é sustentada por Ele em parceria com o homem. John owem afirma que Deus trabalha em nós e conosco. Gostaria de tomar por base as citações das personalidades acima citados para dar apoio aos nossos comentários sobre a vida de vocês, e também servir de exemplo para os mais jovens que estão aqui para homenageá-los, atitudes que foram e por certo serão o sustentáculo para a sobrevivência de casamentos duradouros.

1- Companheirismo – é a capacidade de andarem juntos na mesma estrada, de somarem duas histórias resultando em (uma), com objetivo único de construir um lar. Todos nós que os conhecemos, podemos testemunhar essa realidade. Dois jovens nascidos em municípios do interior do Estado, que se gostaram e se uniram na mesma comunidade do município do Rio de Janeiro com o mesmo sentimento,volto a reafirmar – Formar uma família! E deu certo. Entenderam que para atingir esse ideal seria necessário abrir mão de idéias pariculares sem negar a pessoalidade do outro o dando também espaço para ser gente, para desenvolver seus talentos, para fazer festa, para sonhar. Para tanto, lutaram e trituraram esse paradigma tão presente em nossa sociedade “O egoísmo”, o espírito de construção de um mundo particularizado, onde só há espaço para as realizações do individuo sem a participação dos demais, de levar vantagem em tudo. Vocês conseguiram quebrar com companheirismo e amor. Um ideal de Deus!

2- Amor – um pensador declarou o seguinte:

“O amor é uma busca pela unificação de dois seres, duas mentes, dois sonhadores. É caminhar alegremente pela estrada da vida construindo sonhos e pintando fantasias. É dar o melhor de si ao outro sem esperar retorno. É sentir a brisa no rosto, é sonhar acordado, é acreditar na vida, nos sonhos, na felicidade, é acima de tudo viver... é encontrar o encanto na companhia do outro, é ouvir música na sua voz, é sentir o seu cheiro, a sua pele e encontrar junto dele o paraíso.”

O seu “Denguto” D. Lúcia se instalou como posseiro no seu coração,como na declaração poética da canção de Maria Betânia, do outro lado Sr. Onilio o sorriso e o andar da D. Lucia entrou na sua vida sem pedir licença, e você a amou como se não houvesse outro dia. Agora juntos ao longo de todos esses anos, desenvolveram zelo um pelo outro, não deixaram a ira azedar, resolveram questões no dia em que eles surgiram, regaram o jardim (chamado lar) com as águas da compreensão, e como vinho envelhecido em tonéis de madeira, o amor de vocês foi e é curtido se tornando cada vez melhor ( aliás a frase é sua Sr Onilio, o amor é como o vinho quanto mais velho melhor).

3- Paciência – podemos entender como capacidade dada por Deus que nos torna capazes de superar as adversidades sem murmurar. Não se pode negar que durante a historia de vocês, que o exercício da calma esteve bem presente, superando a falta de muitas coisas ainda que necessárias pra família sem murmuração, creram que tudo passaria, e passou mesmo.

4- Sabedoria – capacidade para tomada de decisões em tempos difíceis, confusos, não definidos. Harmonizar família e igreja não foi e nem é tarefa muito fácil. Ser esposa de pastor e mãe é complicadíssimo, ser pai, marido e pastor de igreja também é um grande desafio. Mas o que parecia impossível de ser cumprido, vocês conseguiram, se despiram de suas vaidades e partiram paro o objetivo maior. Vocês usaram a sabedoria como a declaração do escritor Julio Dantas: como a palha miúda com que se encaixotam porcelanas:palha que mal se vê ... mas sem a qual tudo se quebra.... esse foi e é o papel da sabedoria na costura entre a família e a igreja, (quase nem aparece, mas sem ela tudo se quebra, seja família ou a Igreja). Vocês buscaram em Deus e a encontraram.

5- Romantismo- Romance tem a ver com coisas pequenas. (como o “selinho” que você Sr Onilio nunca deixou de dar em sua esposa quando ia ou voltava do trabalho, como o jantar que você D Lucia nunca deixou de preparar e servir quentinho pro seu “dengo” quando chegasse do trabalho ou dos cultos da igreja) É muito mais sobre pequenas atitudes - os detalhes de tornar o cotidiano com seu amor um pouco mais especial - do que sobre atitudes extravagantes, caras. (Embora o extravagante certamente tenha seu lugar no repertório do romântico).é o lubrificante para funcionamento perfeito da engrenagem chamado casamento, e pelo que vimos isso não faltou a vocês. E por fim,

6- Respeito - Está ligado a honra do casamento, o exemplo de vocês demonstram o quanto vocês cumpriram o que diz o autor de Hebreus “Feliz o leito sem mácula”, mostraram para geração de vocês e para essa geração que é perfeitamente possível, manter a aliança do casamento na base da fidelidade. Por essas e por outros tantos motivos que por certo teríamos a comentar, merecem ser renovados os seus votos, até as bodas de carvalho.


Pr. Onildo Braz

Nenhum comentário: