quarta-feira, outubro 03, 2007


PALAVRA NA FORMATURA DO CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA DO “INSTITUTO BÍBLICO COMEADERJ”

Entendendo a advertência de Paulo a Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. A “COMEADERJ”, fundou seu “INSTITUTO BÍBLICO”, com o objetivo de treinar “obreiros” envolvidos na plantação e organização de Igrejas, nos mais diversos pontos de Niterói e São Gonçalo. A turma “JOHN WESLEY” é um sinal claro deste investimento. Ela não é a primeira que o instituto forma, e com certeza não será a última. Para tanto, conta com uma equipe esforçada, que dentro de suas limitações, tem feito o possível para manter vivo o sonho de habilitar esses obreiros para a seara. Acredito firmemente que essa equipe de apoio, tem encarnado as palavras de certo pensador de nossa geração:

“Pela fé, vamos mais longe e é por ela que muitos estão possuindo o que nunca possuíram, conquistando o que nunca conquistaram e restaurando o que fora desfeito”.


MIKE MURDOCK declarou que pessoas que agem assim, se distinguem das demais.

Em um mundo mergulhado em dúvidas elas crêem,
Em um mundo que caminha lentamente elas correm,
Em um mundo que as pessoas se lamentam elas dão risadas,
Em um mundo que desiste dos sonhos elas perseveram.


Vinte e cinco irmãos aceitaram o desafio de iniciar os estudos de Teologia a nível básico. Foram informados que teriam um preço a pagar, que seria preciso perseverar em meio a tantos compromissos pessoais e eclesiásticos, que envolveria muita dedicação e esforço.Após um ano de estudos, “oito" desses irmãos, conseguiram vencer os obstáculos, entenderam que o saber teológico é conquistado dia a dia, como quem garimpa em meio a muitas águas seus grãos de ouro para o sustento. Lamentavelmente muitas de nossas igrejas ainda questionam: Porque estudar Teologia, se o Espírito nos fará lembrar de todas as coisas? É preciso ter em mente, que o Espírito lembraria aos discípulos aquilo que eles aprenderam com Jesus, durante os três anos de seu ministério terreno, quanto à igreja hoje, se faz necessário estudar a palavra com esmero e dedicação, se quisermos que o Espírito nos lembre. Vejamos alguns motivos entre tantos, porque devemos estudar teologia:


1- Porque é preciso entender, ensinar e defender a fé.

“... Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir razão da esperança que há em vós”. I Pe 3:15

2- Porque a Igreja está vivendo dias muito difíceis como nunca visto.

Entre os problemas reinantes, estão os altos índices de evasão de membros de nossas igrejas, chegando perto de trinta milhões de fiéis segundo alguns pesquisadores. Acreditamos que isso se deve em parte ao empobrecimento teológico de nossos púlpitos.


É oportuno aplicar neste ponto algumas declarações de RUSSEL SHEDD:

“Pastores servem a verdade e não criam verdades; O Pastor não cria relva para as ovelhas; Eu posso plantar a palavra, mas regar a palavra no coração humano e fazer crescer só Deus.”

O fato de pastores e lideres não estudarem como deveriam, os levam a criarem “verdades” e a acreditarem que são donos da relva que alimentam suas ovelhas, inclinando-os para os extremos: legalismo ou liberalismo. Tanto um quanto o outro colocam pessoas fora de nossas igrejas, quando não, geram crentes feridos e desestimulados.

3- Para abrir a visão acera das coisas de Deus e trazer equilíbrio ao corpo de Cristo, não permitindo que falsas doutrinas sejam plantadas em nossas comunidades prejudicando a nossa identidade.

Em um tempo chamado pelos pensadores do nosso tempo de “pós moderno”, onde o termo evangélico ou crente, ficou desgastado e porque não dizer, perdeu o respeito em determinados “lugares e círculos cristãos”, somente o estudo sério das escrituras, comprometido com as suas verdades, vão nos levar a resgatar o verdadeiro sentido de tais termos. Paulo advertiu a
Timóteo II 4:3,4

Virá o tempo em que os homens não amarão a sã doutrina, amontoarão para si doutores segundo os seus próprios erros, desviando os ouvidos da verdade e voltando ás fabulas”. (grifo nosso)

Infelizmente existem alguns ministérios que ainda hoje rejeitam o estudo sistemático das escrituras em seminários e institutos bíblicos, por acreditarem que os estudantes de tais academias, são atingidos por “UM ESFRIAMENTO NA FÉ abandonando o fogo de Deus, e o amor pela evangelização, tais ministérios, ainda criam um verdadeiro terror nos neófitos na fé.
Queridos do Senhor, voltamos a repetir, só poderemos repudiar falsos ensinos, se estivermos conhecendo o verdadeiro, e só o conheceremos profundamente, se os examinarmos como Jesus aconselhou em Jô 5:39, e isso em parte só é possível, freqüentando bons seminários e institutos bíblicos, eles são ferramentas importantíssimas para a formação de obreiros para as nossas igrejas.

Bob Harinson declara:

“Tudo aquilo que contraria o nosso sistema de crença será rejeitado”

Nosso conselho:

“Se abram para o novo de Deus; ore pelos pastores envolvidos com o ensino teológico, para que não se corrompam em suas pesquisas abandonando a verdade bíblica; não espere que incidentes aconteçam em sua igreja para você mudar e tomar providências em relação aos estudos; e por último, festeje com os nossos irmãos hoje, e que na próxima turma você esteja nela, crescendo junto conosco até chegar à estatura do varão perfeito. Lembre-se: a perfeição não tem limites.”




Pr. Onildo Braz

Local: Missão Pentecostal Ide.









Nenhum comentário: